DF IRMÃOS

SITE DEDICADO AOS IRMÃOS DA MAÇONARIA REGULAR DO DISTRITO FEDERAL - GODF - GLMDF - GOMDF.
"Para que todos sejam um..." Bíblia Sagrada, Livro de João 17:21a
TEXTOS LIVRES:

Nascido em 27/06/1961 em Bom Despacho – MG, irmão CABRAL é casado com a cunhada Neide Maria de Oliveira Cabral, e é PAI de: Narjara, Gabriela e Guilherme.

Comandante da Comanderia Dom Bosco n.º 10 Gestão 2025/2027, Membro da Loja Maçônica HOREB n.º 43, Rito de YORK (Americano), foi Venerável Mestre por quatro mandatos em outras Oficinas, e já exerceu todos os cargos em Loja, além de exercer também os cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual e Conselheiro do GODF. SS GCM Real Arco do Brasil, Filiado ao General Grand Chapter Royal Arch Masons Internacional; GRANDE INSPETOR GERAL DA ORDEM, Supremo Conselho do Grau 33º - REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Jacarepaguá – RJ – Brasil.

Professor universitário e de diversos cursos preparatórios para concursos, Servidor Público Federal há 46 anos, Bacharel em Direito e Pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Diretor Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e Direito Processual Civil pela FGV. Cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército em Campinas – SP e estudou na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende – RJ, sendo AUTOR de mais de 500 apostilas preparatórias para concursos públicos e de LIVROS, sendo o mais recente o livro TEMPO PERDIDO, TEMPO ENCONTRADO – sobre alcoolismo.

GUILHERME CASTRO CABRAL    
 
PROCURA-SE "DONO DE LOJA"
 

Nos meus quase 40 anos de maçonaria, sempre ouvi o termo: “DONO DE LOJA”. Em outras instituições ou grupos, também escutei “DONO DE GRUPO”.

                Tenho detectado alguns requisitos para se habilitar a ser “DONO DE LOJA”
                SÃO ELES:

                . fazer parte da Loja, como seu membro efetivo;

                . ser assíduo aos trabalhos internos e externos da Loja;

                . manter-se em dia com os metais da Loja;

                . ser estudioso dos rituais e da literatura maçônica;

                . preparar-se, SEMPRE, antes de qualquer sessão de elevação (ou promoção - Schröder ou passagem - York) e sessão de exaltação (ou elevação - Schröder e York), lendo os rituais com esmero;

                . sempre ocupar cargos em Loja (NUNCA rejeitar qualquer cargo que lhe seja oferecido. Afinal, não há cargos superiores ou inferiores. Assim como numa orquestra, não há instrumento mais importante do que outro. Todos formam o todo);

                . estar sempre pronto para fazer sindicâncias de candidatos;

                . colocar-se, SEMPRE, à disposição para apresentar trabalhos em Loja, sobre qualquer assunto maçônico de abrangência do simbolismo;

                . empós deixar o 1º Malhete de uma Loja, continuar assíduo e assumir cargos para auxiliar o próximo irmão, retribuindo a ajuda (“dar de graça o que recebeu de graça”) – nunca receber o “GRAU DO POMBO”;

                . antes de qualquer sessão, comparecer antecipadamente, para auxiliar na montagem da Loja, auxiliando e instruindo os mais modernos;

                . ao término dos trabalhos, auxiliar na desmontagem da Loja e organização do material nos armários;

                LEMBRE-SE: maçonaria é uma Universidade que NUNCA dá o diploma final; ou seja, é um curso que NUNCA haverá conclusão, ou termo final. Um curso cujo fim só ocorrerá com a sua elevação ao Oriente Eterno.

                Diz um velho brocardo que em qualquer organização, grupo, clube, irmandade ou instituição, sempre existirão três tipos de membros: “OS QUE CARREGAM O PIANO, OS QUE NÃO CARREGAM O PIANO e OS QUE SE SENTAM SOBRE O PIANO”.

                Se você é um dos que, efetivamente, carregam o piano, você pode se habilitar a ser “dono de Loja”. Se não quiser ser “dono de Loja”, não critique aqueles que, efetivamente, carregam o piano. Sem eles, a ópera não acontecerá.

                Alfim, caso queira começar agora, e se habilitar a fazer a coisa acontecer, seja muito bem-vindo. Qualquer um pode ser “dono de Loja”.
 
É imperativo esclarecer que o conteúdo veiculado neste espaço reflete unicamente a posição e responsabilidade de seu(s) autor(es). Este veículo de comunicação se exime de qualquer endosso ou identificação com as opiniões, informações ou análises apresentadas, não representando, portanto, a linha editorial ou o posicionamento oficial do Informativo DFIRMÃOS.
CONTABILIDADE DE LOJAS MAÇÔNICAS - PARAMAÇONICAS - ASSOCIAÇÕES - EMPRESAS.
LOJAS E EMPRESAS REGULARIZADAS! NÓS CUIDAMOS DA BUROCRACIA PARA VOCÊ .
(61) 98372-0481 . 98589-7000 . 3963-0181 wsocontabil@gmail.com
 
Copyright © 1998 Wendell Oliveira Contabilidade CRC-DF 002767/O-3 CNPJ 31.264.830/0001-50 (61) 98372-0481 irmaowso@gmail.com