DF IRMÃOS

SITE DEDICADO AOS IRMÃOS DA MAÇONARIA REGULAR DO DISTRITO FEDERAL - GODF - GLMDF - GOMDF.
"Para que todos sejam um..." Bíblia Sagrada, Livro de João 17:21a
TEXTOS LIVRES:

HELIO PEREIRA LEITE, nasceu em Fortaleza, Ceará, filho de Raimundo Nonato Leite e Laura Pereira Leite, viúvo, professor, advogado, residente em Brasília,df.

Maçom, iniciado na Ordem Maçônica em 26 de fevereiro de 19566, onde exerceu vários cargos nos seus 58 anos de atividade maçônica, como Venerável Mestre de Loja, Deputado Federal maçônico, representante da Grande Loja de Porto Rico junto ao Grande Oriente do Brasil, Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal e Conselheiro Federal do Grande Oriente do Brasil, cargo atual.

É autor três livros solo sobre a temática Banquete Maçônico e cinco coletâneas em parceria, sobre temas maçônicos.

Membro fundador das Confrarias de Cidadãos Honorários de Brasília, da Chapéu de Couro. Fundador da Academia Cearense de Literatura Popular e da Academia Nacional de Maçons Imortais, da qual é o atual presidente.

Atuou na comunidade brasiliense como presidente das Associações de Pais e Mestres de Excepcionais-APAE, de Taguatinga e do Distrito Federal; vice-presidente para a região centro oestre e procurador geral da Federação Nacional das APAES.

HÉLIO PEREIRA LEITE    
 
LOJA MAÇÔNICA BICENTENÁRIO - POLO DE IRRADIAÇÃO DA MAÇONARIA NA
REGIÃO ADMINISTRATIVA DE CEILÂNDIA - DISTRITO FEDERAL
Helio P. Leite
     

A Loja Maçônica Bicentenário 4937, com sede na cidade de Ceilândia,DF,  fundada em 16 de julho de 2022, por 33 Mestres Maçons,  em homenagem aos duzentos anos de criação do Grande Oriente do Brasil, tem uma dívida de gratidão com os respeitáveis irmãos, Reginaldo Albuquerque e Mucio Bonifácio Guimarães, respectivamente, Grão-Mestre Distrital e Grão-Mestre Geral, que viabilizaram o funcionamento provisório, a regularização e o recebimento da Carta Constitutiva desta Loja, como integrante da Federação Maçônica Grande Oriente do Brasil.

A escolha da cidade de Ceilândia para sede da Loja Bicentenário se deu por vários motivos, que passaremos a destacar, para melhor compreensão dos irmãos que não residem no Distrito Federal e que por certo irão ler este nosso modesto arrazoado.

Em primeiro lugar, a inexistência de uma Loja Maçônica funcionando na cidade de Ceilândia, cidade sede da maior  Região Administrativa do Distrito Federal, que abriga uma população próxima de um milhão de habitantes, considerando a Grande Ceilândia.

Em segundo lugar, pela percepção estratética de seus fundadores, que visualizaram a possibilidade de empreenderem na localidade uma missão maçônica, de ocupação de espaço e de irradiação dos ideais de nossa Ordem à serviço de uma grande comunidade, até então esquecida pelas nossas autoridades maçônicas

Em terceiro lugar, em face do diagnóstico realizado sobre as características da população local e das potencialidades econômicas  da Região, foram estabelecidas três metas distintas. A primeira considerada como meta-síntese, seria a construção de um edifício arquitetônico para nele abrigar um Templo Maçônico para uso da Loja, bem como para uso de outras Oficinas que viessem a se instalar na Região de Ceilância.

A segunda meta seria promover o ingresso de novos maçons, escolhidos no seio da população local, de preferência  nela nascidos, com o objetivo de formar uma comunidade maçônica eminentemente ceilandense.

A terceira meta seria transformar a Loja Bicentenário num polo de irradiação maçônica na grande Região Administrativa de Ceilândia, realizando gestões para que novas lojas fossem fundadas para funcionarem em seu Templo, a ser construído tão logo fosse obtido espaço físico para tal empreendimento arquitetônico.

Graças à benevolência do Grande Arquiteto do Universo e a boa vontade dos sócios do Lions Clube de Ceilândia, a Loja conseguiu uma espaço físico para edificar o seu pretendido Templo, que lhe foi cedido em comodato pela entidade proprietária da área, que reservou parte do seu terreno para tal finalidade.

Esta parceria firmada com o Lions Clube de Ceilândia é benéfica para as duas entidades. Isto porque, enquanto a Loja Bicentenário desenvolve suas atividades  e apoia outras Lojas que possam surgir, o Lions Clube de Ceilândia passará a desenvolver seus projetos sociais tendo o apoio de todos os Obreiros da Arte Real em efetiva atuação na grande Ceilândia.

E, finalmente, no dia 24 deste mês de agosto, do ano de dois mil e vinte e quatro, a Loja Bicentenário com o efetivo apoio do Lions Clube de Ceilândia lançou a pedra fundamental de seu Templo, em sessão maçônica realizada ao ar livre, no espaço onde será erguido o primeiro edifício dedicado a obra maçõnica na Região Administrativa de Ceilândia, Distrito Federal, por mim considerada a obra maçônica do século XXI no Distrito Federal.

* Helio P. Leite -  primeiro Venerável Mestre da Loja Bicentenário 4739

Ceilândia - DF, 26 de agosto de 2024

TEMPO MAÇÔNICO DA LOJA BICENTENÁRIO

O Eminente Irmão Eliseu Kadesh será o grande maestro que irá coordenar, orientar e conduzir a equipe de Obreiros da Arte Real, que irá edificar a obra maçônica do século XXI no DF.
LIVROS DE SUA AUTORIA.
Livro com sua participação: GODF 50 ANOS - 1971-2021 - MEMÓRIAS E HISTÓRIAS PARA CONTAR.

   

 

 
CONTABILIDADE DE LOJAS MAÇÔNICAS - PARAMAÇONICAS - ASSOCIAÇÕES - EMPRESAS.
LOJAS E EMPRESAS REGULARIZADAS! NÓS CUIDAMOS DA BUROCRACIA PARA VOCÊ .
(61) 98372-0481 . 98589-7000 . 3963-0181 wsocontabil@gmail.com
 
Copyright © 1998 Wendell Oliveira Contabilidade CRC-DF 002767/O-3 CNPJ 31.264.830/0001-50 (61) 98372-0481 irmaowso@gmail.com