DF IRMÃOS

SITE DEDICADO AOS IRMÃOS DA MAÇONARIA REGULAR DO DISTRITO FEDERAL - GODF - GLMDF - GOMDF.
"Para que todos sejam um..." Bíblia Sagrada, Livro de João 17:21a
TEXTOS LIVRES:

HELIO PEREIRA LEITE, nasceu em Fortaleza, Ceará, filho de Raimundo Nonato Leite e Laura Pereira Leite, viúvo, professor, advogado, residente em Brasília,df.

Maçom, iniciado na Ordem Maçônica em 26 de fevereiro de 19566, onde exerceu vários cargos nos seus 58 anos de atividade maçônica, como Venerável Mestre de Loja, Deputado Federal maçônico, representante da Grande Loja de Porto Rico junto ao Grande Oriente do Brasil, Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal e Conselheiro Federal do Grande Oriente do Brasil, cargo atual.

É autor três livros solo sobre a temática Banquete Maçônico e cinco coletâneas em parceria, sobre temas maçônicos.

Membro fundador das Confrarias de Cidadãos Honorários de Brasília, da Chapéu de Couro. Fundador da Academia Cearense de Literatura Popular e da Academia Nacional de Maçons Imortais, da qual é o atual presidente.

Atuou na comunidade brasiliense como presidente das Associações de Pais e Mestres de Excepcionais-APAE, de Taguatinga e do Distrito Federal; vice-presidente para a região centro oestre e procurador geral da Federação Nacional das APAES.

HÉLIO PEREIRA LEITE    
 
DO TEMPLO DE SALOMÃO AO TEMPLO DA LOJA BICENTENÁRIO
Helio Pereira Leite
     

Ontem à noite assisti um podcast produzido pelo Irmão Kleber Siqueira no  Salmo 133, mais um capítulo da série "De Salomão a Roma", cujo tema central trata da era de Zorobabel, a construção do segundo Templo e a reconstrução dos muros de Jerusalem. Para mim uma magistral aula de história bíblica e que me fez ver que é possível ler a Bíblia com outro olhar, além dos aspectos religiosos.

No decorrer da explanação do Irmão Kleber meu pensamento foi viajando e chegou até a Construção do Templo de Salomão e voltou ao tempo atual, com o lançamento da Pedra Fundamental do Templo da Loja Maçônica Bicentenário 4739, Rito Brasileiro, com sede na cidade de Ceilândia-DF, jurisdiconada ao Grande Oriente do Distrito Federal e federada ao Grande Oriente do Brasil. Foi uma viagem mental através dos séculos.

O tema do capítulo de ontem da série "De Salomão a Roma", produzido pelo Irmão Kleber Siqueira, que atualmente reside em Santo Antonio no Texas, EUA, me inspirou para escrever um articulado, traçando um paralelo entre a construção do Templo de Salomão, a Construção do segundo templo por Zorababel e Esdras,  a reconstrução dos muros de Jerusalém por Neemias e a construção do Templo da Loja Bicentenário que será comandada pelo Irmão Eliseu Kadesh e sua equipe, sob a coordenação geral do Venerável Mestre Irmão Henrique Coutinho.

Contudo, para entrar no tema deste artigo propriamente dito se faz necessário tecer algumas considerações históricas sobre o TEMPLO em si, seu surgimento, seu valor histórico no decorrer da caminhada da humanidade.

O TEMPLO

Segundo nos relatam os historidores, "Templo é uma palavra originada do latim - templum; refere-se ao edifício consagrado a um culto religioso. Em linguagem figurada, significa lugar respeitável ou sagrado. São locais onde se reúnem os obreiros em nome do Incognoscível, o Criador de todas as coisas. É também um lugar sagrado onde se celebram cerimônias".

"São diversos os nomes que algumas tradições religiosas dedicam  para seus templos: igreja ou  catedral, no caso do cristianismo; mesquita, no Islamismo; pagode, para o Budismo; pathi, no Ayyaazhi; sinagoga é a denominação de templo no judaísmo; terreiro, no caso do Candomblé, do batuque e da Ubanda, entre outros".

A história registra que os primeiros templos surgiram na Mesopotamia, entre os sumérios, atingindo seu apogeu na época dos Babilônios, cujos templos foram considerados os mais importantes da Antiguidade.

Os templos egícipcios tiveram sua expressão maior no Novo Império, a partir de 2200 a. C. Os templos egípcios representavam a Terra, dos quais brotavam as colunas, como gigantescos papiros em direção ao céu estrelado. Exerceram influência sobre os templos hebraicos, inclusive sobre o Templo de Jerusalém ou Templo de Salomão.

O TEMPLO DE SALOMÃO

Salomão rei de Israel entre os anos 970 e 930 a. C. foi um ser humano excepcional em todos os sentidos, muito realizou, grande líder, estadista, estrategísta, culto, dominava magistralmente os ensinamentos da Cabala Hebraica, possuia um saber nato, pois sua consciência era uma projeção da Consciência Cósmica na Terra. Dizem os cabalistas que Salomão foi o maior entre os maiores conhecedores dessa ciência. Ele detinha, segundo todas as fontes de informações, um poder excepcional sobre as forças da natureza.

Assumiu o trono com apenas 20 anos e apesar de jovem era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino. Reinou durante 40 anos as doze tribos que formavm o povo judeu, tendo Jerusalém como capital do extenso reino.

Salomão se revelou ser um grande gestor da coisa pública. Criou uma administração unitária. Organizou a exploração de uma mina de cobre. Explorou o sal. Promoveu o comércio de cavalos. Introduziu no exército os carros puxados a cavalos e estabeleceu uma rede de transportes. Construiu no golfo de Akaba um porto para comerciar com a Arábi, Etiópia e Ìndia.

A construção do Templo de Jerusalém começou em 959 a. C. e terminou 7 anos depois. Salomão faleceu em Jerusalém provavelmente em 930 a. C.

O Templo de Salomão, como ficou conhecido, foi destruído cinco séculos mais tarde pelos invasores babilônicos e reconstruído e arrasado novamente nos anos 70 da era cristã pela legiões romanas. Dele sobrou, até os dias atuais, apenas uma muralha, que os judeus veneram e chamam de "Muro das Lamentações".

A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TEMPO

Ciro, rei da Persia, conquistador do Império Babilônico, autorizou por decreto a reconstrução do Templo de Salomão. Cerca de 50 mil judeus partiram em direção a terra de Israel, liderados por Zorobabel, descendente da Casa de David. Menos de um século depois, o segundo retorno foi liderado por Esdras, o escriba.

A repatriação dos judeus sob a inspirada liderança de Esdras, a construção do segundo templo no local do Primeiro, a fortificação das muralhas de Jerusalém, e o estabelecimento da Grande Assembleia, o supremo órgão religioso e judicial do povo judeu, marcaram o início do período do segundo Templo. A total destruição de Jerusalém e do Segundo Templo, pelos romano, foi catastrófica para o povo judeu.

A RECONSTRUÇÃO DAS MURALHAS DE JERUSALÉM

Surge então, um novo personagem, Neemias, chefe dos copeiros do Rei Artaxerxes. Exercia ele um trabalho muito importante. Aparentemente não era possuidor de talento, nem estudo e muito menos capacidade humana para realizar grandes obras. Porém, era possuidor de um caráter exemplar e era uma pessoa confiável, tanto assim, ele provava a bebida e a comida por rei, evitando com isso que sua magestade fosse envenenado.

Certo dia ele tomou conhecimento de que sua terra estava passando por grandes dificuldades. Então pediu autorização ao rei para ir a Jerusalém para reconstruir os muros da cidade. Com a autorização e ajuda do rei, Neemias partiu para o grande empreendimento de sua vida, e tão logo chegou reuniu o seu povo e conversou sobre os seus planos de reconstrução dos muros, que logo começou.

Além de  revelar  ser um grande líder, Neemias mostrou ser um grande estrategista ao armar seu povo contra os inimigos que não aceitavam que os muros fossem reconstruídos. Demonstrou ainda ser um grande gestor porque seu projeto de reconstrução foi executado com grande sucesso e assim em apenas 52 dias a construção dos muros foi concluída trazendo segurança e paz para seu povo.

A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO DA LOJA BICENTENÁRIO

Séculos se passaram, dois templos foram construídos e demolidos, Jursalém foi arrasada, seu muros destruídos e reconstruídos. Pretende-se construir um terceiro templo em Jerusalém, porém, ainda em projeto e no desejo de alguns judeus. Restou para nós as figuras bíblicas de Salomão, Zorababel, Neemias, Esdras, grandes líderes, estrategistas excepcionais, justos e tementes a Deus. Dedicados a obra do Senhor, possuidores de caráter ilibado, grandes gestores na construção e reconstrução e no levantamento de Templos à Virtude.

Chegamos aos dias atuais, estamos no Distrito Federal do Brasil, mais precisamente na cidade de Ceilândia, onde Obreiros da Maçonaria  pretendem, unindo mentes e corações,  construir um Templo Maçônico, cuja obra teve início no dia 24 deste mês de agosto deste ano de 2024, com o lançamento de sua Pedra Fundamental, sob a liderança de um maçom jovem, Eliseu Kadesh, designado pelo Venerável Mestre da Loja, Irmão Henrique Coutinho, que com mais dois irmãos, coordenará todo o processo de arrecadação de fundos e da construção de um edifício, que abrigará um Templo e um salão social.

A escolha do Irmão Kadesh para liderar este grande empreendimento maçônico foi providencial. Ele reúne condições pessoais e qualidades tèncicas para bem conduzir sua equipe de trabalho, bem como de aglutinar forças para que sua tarefa alcance o objetivo estabelecido. Tem inteligência acima da média, tem o dom da liderança, que lhe é nata, tem carisma pessoal, tem elegância no trato com seus pares, tem competência em gestão, é um excelente estrategista, tem bom caráter, é talentoso. Ou seja, reúne em si os predicados pessoais das figuras bíblicas de Salomão, Zorobabel, Neemias e Esdras.

Construir o Templo da Loja Bicentenário 4739, será considerada a Grande Batalha de Kadesh, não aquela que foi travada por volta de 1274 a. C. entre os exércitos egípcios e hititas na cidade de Kadesh, mas a batalha fraternal liderada por Eliseu Kadesh e seus irmãos maçons, unidos e comprometidos em erguer o primeiro Templo Maçônico na comunidade ceilandense, no Distrito Federal do Brasil.

* Helio P. Leite - Primeiro Venerável Mestre da Loja Bicentenário 4739
Brasília, df, 29 de agosto de 2024

 
 
 

TEMPO MAÇÔNICO DA LOJA BICENTENÁRIO

O Eminente Irmão Eliseu Kadesh será o grande maestro que irá coordenar, orientar e conduzir a equipe de Obreiros da Arte Real, que irá edificar a obra maçônica do século XXI no DF.
LIVROS DE SUA AUTORIA.
Livro com sua participação: GODF 50 ANOS - 1971-2021 - MEMÓRIAS E HISTÓRIAS PARA CONTAR.

 
CONTABILIDADE DE LOJAS MAÇÔNICAS - PARAMAÇONICAS - ASSOCIAÇÕES - EMPRESAS.
LOJAS E EMPRESAS REGULARIZADAS! NÓS CUIDAMOS DA BUROCRACIA PARA VOCÊ .
(61) 98372-0481 . 98589-7000 . 3963-0181 wsocontabil@gmail.com
 
Copyright © 1998 Wendell Oliveira Contabilidade CRC-DF 002767/O-3 CNPJ 31.264.830/0001-50 (61) 98372-0481 irmaowso@gmail.com