 |
Kennyo Ismail é escritor, revisor técnico, tradutor, palestrante, professor universitário e pesquisador, com bacharelado em Administração pela Universidade de Brasília – UnB; MBA em Gestão de Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC; e Mestrado Acadêmico em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – EBAPE-FGV.
Como administrador, atuou em grandes empresas de âmbito nacional, como Brasil Telecom, Oi e Diários Associados, assim como em órgãos da administração pública distrital e federal. E como acadêmico, manteve e mantém vínculos com instituições como UnB, FGV, Ibmec, Anhanguera e Uninter.
Seu primeiro contato com a Maçonaria foi graças à Ordem DeMolay, assumindo diversos cargos relevantes na Ordem, sendo atualmente Chevalier e Legionário Ativo da Ordem DeMolay. 33º grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, na Maçonaria Simbólica, é Mestre Instalado, tendo sido Venerável Mestre da Loja Maçônica “Flor de Lótus #38” e da Loja de Pesquisas “Dom Bosco #33”, ambas filiadas à Grande Loja Maçônica do Distrito Federal – GLMDF. Serviu como Grande Bibliotecário e Grande Secretário Adjunto de Relações Exteriores da GLMDF.
É autor de diversos artigos publicados em várias revistas e sites maçônicos no Brasil e em outros países, como nos journals da Philalethes e da Masonic Society. Foi revisor técnico e prefaciou a edição brasileira do livro Maçonaria para Leigos (2015); traduziu e comentou as obras “Ahiman Rezon – A Constituição dos Maçons Antigos” (2016) e “A Constituição de Anderson” (2023); e editou a versão brasileira da Bíblia Sagrada KJV de estudos maçônicos (2022). Ainda, é autor dos livros: “Desmistificando a Maçonaria” (2012), “O Líder Maçom” (2014), “Debatendo Tabus Maçônicos” (2016), “História da Maçonaria Brasileira para Adultos” (2017), “Um Clone para Deus” (2017), “O Livro do Venerável Mestre” (2018), “Ordem sobre o Caos” (2020), “Maçonaria Brasileira: a história ocultada” Volumes I e II (2021), “Order out of chaos: Decoding the Scottish Rite” (2022). |
A revista Ciência & Maçonaria (C&M) foi criada em 2013 e completará 10 anos de atividades em julho deste ano. Foi a primeira do gênero em toda a América do Sul, tendo surgido em Brasília, com financiamento inicial da Loja “Flor de Lótus” (GLMDF), sendo depois vinculada ao NP3-CEAM-UnB.
Desde o início, primou pelo acesso livre e gratuito, o que já lhe rendeu quase meio milhão de downloads. E outra bandeirante da C&M é a qualidade: sendo de periodicidade semestral, em alguns casos somente há uma publicação por ano, por optar em não publicar a edição quando não se alcança a quantidade mínima de artigos de alta qualidade aprovados pelos avaliadores e editores. Não por acaso, é qualificada como B2 pela Qualis-Capes.
Mantendo-se fiel a esse modelo, já se foram 11 edições publicadas, seguindo um visual minimalista, focado em seu conteúdo. E seus congressos, dois nacionais e um internacional, já atraíram nomes de peso, como Benimeli, com dezenas de livros e incontáveis artigos publicados nas últimas décadas sobre suas pesquisas acerca da Maçonaria.
E agora, a C&M acaba de lançar sua mais recente edição, Vol. 9, N.1, com interessantíssimos artigos de seis pesquisadores maçônicos, sendo três doutores, dois mestres e um especialista. Para se ter acesso à essa nova edição, bem como às anteriores, CLIQUE AQUI. |