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"Para que todos sejam um..." Bíblia Sagrada, Livro de João 17:21a
TEXTOS LIVRES:

Kennyo Ismail é escritor, revisor técnico, tradutor, palestrante, professor universitário e pesquisador, com bacharelado em Administração pela Universidade de Brasília – UnB; MBA em Gestão de Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC; e Mestrado Acadêmico em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – EBAPE-FGV.

Como administrador, atuou em grandes empresas de âmbito nacional, como Brasil Telecom, Oi e Diários Associados, assim como em órgãos da administração pública distrital e federal. E como acadêmico, manteve e mantém vínculos com instituições como UnB, FGV, Ibmec, Anhanguera e Uninter.

Seu primeiro contato com a Maçonaria foi graças à Ordem DeMolay, assumindo diversos cargos relevantes na Ordem, sendo atualmente Chevalier e Legionário Ativo da Ordem DeMolay. 33º grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, na Maçonaria Simbólica, é Mestre Instalado, tendo sido Venerável Mestre da Loja Maçônica “Flor de Lótus #38” e da Loja de Pesquisas “Dom Bosco #33”, ambas filiadas à Grande Loja Maçônica do Distrito Federal – GLMDF. Serviu como Grande Bibliotecário e Grande Secretário Adjunto de Relações Exteriores da GLMDF.

É autor de diversos artigos publicados em várias revistas e sites maçônicos no Brasil e em outros países, como nos journals da Philalethes e da Masonic Society. Foi revisor técnico e prefaciou a edição brasileira do livro Maçonaria para Leigos (2015); traduziu e comentou as obras “Ahiman Rezon – A Constituição dos Maçons Antigos” (2016) e “A Constituição de Anderson” (2023); e editou a versão brasileira da Bíblia Sagrada KJV de estudos maçônicos (2022). Ainda, é autor dos livros: “Desmistificando a Maçonaria” (2012), “O Líder Maçom” (2014), “Debatendo Tabus Maçônicos” (2016), “História da Maçonaria Brasileira para Adultos” (2017), “Um Clone para Deus” (2017), “O Livro do Venerável Mestre” (2018), “Ordem sobre o Caos” (2020), “Maçonaria Brasileira: a história ocultada” Volumes I e II (2021), “Order out of chaos: Decoding the Scottish Rite” (2022).

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OS SOLSTÍCIOS & A MAÇONARIA: OS SANTOS DE NOME JOÃO

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Diversas instituições e religiões observam os dias de Solstícios e o Equinócio, visto ser um dos costumes mais antigos relacionados à divindade. Esses dias marcam as mudanças de Estações, o que sempre guiou e ditou a rotina dos povos da antiguidade.

O solstício de verão é o marco em que o dia é o maior do ano, em detrimento da noite. Já no solstício de inverno ocorre o contrário, e a noite é a maior do ano.

Enquanto no hemisfério norte o Solstício de Verão é em Junho e o de Inverno em Dezembro, no hemisfério sul inverte-se: o de Inverno é em Junho e o de Verão é em Dezembro.

Essa variação de dia e noite não ocorre na Linha do Equador, onde os Solstícios são definidos através da distância entre a Terra e o Sol.

Antigamente, as iniciações no hemisfério norte ocorriam sempre no Solstício de Inverno, quando a noite é a maior do ano, simbolizando que o iniciado está na escuridão em busca da luz.
Costuma-se chamar o Solstício de Junho de “Solstício de Câncer” e o de Dezembro como “Solstício de Capricórnio” pela relação dos Solstícios com os trópicos.  

Acredita-se que, assim como os Romanos observavam o Solstício de Inverno, em homenagem ao deus Saturno, posteriormente chamado de “Sol Invencível”, esse costume também era observado pelas Guildas Romanas, os antigos Colégios e Corporações de Artífices, que nada mais eram do que a Maçonaria Operativa. Esse costume permaneceu intacto até o surgimento da Maçonaria Especulativa, que tratou de não descartá-lo.

Porém, há fortes indícios de que a Maçonaria Especulativa, formada por europeus de predominância cristã e preocupados com a imagem da Maçonaria perante a “Santa Inquisição”, aproveitou a feliz coincidência das datas comemorativas de São João Batista (24/06) e São João Evangelista (27/12) serem muito próximas dos Solstícios, para relacionarem a observância dos Solstícios com os Santos de nome João, e assim protegerem a instituição e sua observação dos Solstícios da ignorância, tirania e fanatismo.

Nesse sentido, na Inglaterra, o antigo símbolo maçônico de um círculo ladeado por duas linhas paralelas, talvez um dos símbolos mais antigos da humanidade ainda em uso, teve a simbologia das linhas paralelas dos Trópicos de Câncer e Capricórnio, que possuem ligação direta com a observância dos Solstícios, transformados em São João Batista e São João Evangelista.

Reflitam: por que duas linhas paralelas representariam dois Santos de nome João? E como um símbolo tão antigo, mais antigo que o Cristianismo, poderia simbolizar esses dois Santos? Nada mais do que uma conveniente mudança de interpretação que, mesmo com o fim da Inquisição, infelizmente permaneceu em nossa literatura.

   

 

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